natural throne
Alterar a moeda atual (€)
language flag en language flag fr language flag pt language flag es

Como tratar hemorroidas na gravidez

As hemorroidas na gravidez são um problema relativamente comum e geralmente vêm acompanhadas de outros problemas como a prisão de ventre e fissuras anais.

Neste artigo iremos explicar-lhe como curar as hemorroidas na gravidez, indicar-lhe os melhores tratamentos caseiros, que incluem pomadas e banhos de assento, os principais sintomas e explicar-lhe quais as causas das hemorroidas na gravidez.

Como curar hemorroidas

Durante a gravidez deverão ser reforçados os cuidados a ter no tratamento das hemorroidas, pois as grávidas estão mais suscetíveis ao seu aparecimento.

No entanto, se seguir as nossas dicas será relativamente simples tratar e saber como curar as hemorroidas:

  • Evite a prisão de ventre na gravidez
    A obstipação é o principal responsável pelo aparecimento das hemorroidas porque obriga a um maior esforço durante a evacuação intestinal.
    Por esse motivo deverá comer tanto quanto possível alimentos ricos em fibras: frutas e vegetais, grãos (ervilhas, grão de bico, feijão, etc), aveia sem glúten, sementes de linhaça e de chia; alimentos ricos em vitaminca C e magnésio porque ambos promovem o trânsito intestinal e alimentos ricos em gordura saudável, azeite, óleo de coco, abacate e frutos secos.
  • Evite os seguintes alimentos:
    Pimenta, alimentos açucarados, fritos, alimentos com glúten e álcool.
  • Beba pelo menos 1,5l de água, ou mais
    A hidratação é fundamental para evitar as fezes duras.
  • Adote a postura natural e correta de evacuação
    Evacue na posição de cócoras e não na posição sentada. Esta posição irá garantir-lhe uma evacuação sem esforço, mais rápida e completa. Vários estudos médicos internacionais comprovam-no. Saiba como fazê-lo sem abdicar do conforto da sua sanita em como evacuar na postura correta.
  • Substitua o papel higiénico por toalhitas humedecidas
    O papel higiénico poderá provocar irritação se sofrer de hemorroidas externas. As toalhitas de bebé são as mais indicadas neste caso. Após evacuar lave a a região anal com água e sabonete neutro.
  • Evite permanecer demasiado tempo sentada ou de pé
    Varie as posturas durante o dia.
  • Faça exercícios que promovam a circulação
    Falamos de exercícios como caminhadas, hidroginástica ou yoga. Um exercício altamente recomendável para tratar as hemorroidas e sobretudo no pós-parto são os exercícios de Kegel pois aumentam o fluxo sanguíneo na zona pélvica, retal e anal reduzindo a inflamação e inchaço das hemorroidas. Evite pegar em pesos.
  • Use uma almofada com abertura no centro
    Evite sentar-se em superfícies duras.
  • Pomadas para as hemorroidas ou medicamentos
    No caso das pomadas para as hemorroidas a maioria delas não requer prescrição médica e portanto poderá aconselhar-se com o farmacêutico. No entanto se o seu caso for mais grave deverá sempre consultar um médico, que numa primeira fase poderá prescrever medicamentos para o tratamento das hemorroidas.

hemorroidas na gravidez, gravidez hemorroidas, tratamentos caseiros para hemorroidas

Tratamentos caseiros para hemorroidas na gravidez

Os remédios caseiros para as hemorroidas deverão adequar-se consoante sejam para hemorroidas internas ou hemorroidas externas. No entanto em ambos os casos, existem diversos tratamentos caseiros que irão aliviar a dor das hemorroidas assim como outros sintomas associados.

Se acha este artigo interessante poderá guardá-lo carregando no botão abaixo:
Download

Banhos de assento para tratar as hemorroidas na gravidez

Deverá fazê-los durante 15 minutos uma a duas vezes por dia, antes e depois da evacuação se quiser aliviar a dor e o desconforto aquando da evacuação.

Banhos de assento com cebola: a cebola tem propriedades anti-inflamatórias e antibióticas que provocam o alivio da dor e o inchaço das hemorroidas. Coloque uma cebola aos pedaços numa bacia com água a ferver e deixe que a água fique morna para iniciar o seu banho de assento.

Banhos de assento de Hamamélia: esta planta é vendida em farmácias ou ervanárias. Poderá também ser usada embebida em algodão e aplicada diretamente na zona afetada. De preferência faça-o antes de dormir deixando atuar durante a noite.

Poderá ainda fazer um banho de assento apenas com água morna, não sendo tão eficaz ajuda ainda assim no alívio dos sintomas das hemorroidas.

Tratamento de hemorroidas com gelo

Quer seja com blocos de gelo ou com gelo moído o importante é que o gelo não entre diretamente em contacto com a zona afetada para que não queime essa zona já de si sensível. Deverá colocá-lo num saco e sobrepor com um pano. Aplique-o durante 10 a 15 minutos no máximo. Poderá repetir o procedimento no mesmo dia, mas com um intervalo superior a 2 a 3 horas.


Óleos essências

Os óleos de lavanda, camomila, bergamota ou de coco são óleos com propriedades terapêuticas que irão entrar na corrente sanguínea quando aplicados com algodão diretamente na zona afetada. Podem ser misturados para potenciar o seu efeito.

Cápsulas de alho e equinácia

O alho é um remédio caseiro muito eficaz no tratamento de várias doenças e infeções, das quais feridas e cicatrizes. Para além disso são fortes potenciadores vasculares, melhorando a circulação sanguínea.

A equinácia é uma planta medicinal com propriedades antibióticas e anti-inflamatórias sendo por isso muito eficaz no alivio dos sintomas das hemorroidas na gravidez. Para além disso ajuda a tratar a infeção e fortalece o sistema imunitário.

Sintomas de hemorroidas na gravidez

Os principais sintomas das hemorroidas na gravidez são:

  • Comichão à volta do ânus;
  • Perda de sangue nas fezes, sanita ou papel higiénico;
  • Sensação de evacuação incompleta e dores durante a evacuação;
  • Dor e desconforto após a defecação e ao sentar;
  • Inchaço à volta do ânus;
  • Prolapso hemorroidário (exteriorização de hemorroidas internas através do ânus).

Quais são as causas das hemorroidas na gravidez?

O aparecimento das hemorroidas na gravidez dá-se fundamentalmente por dois motivos:

  • O aumento do peso do útero. Ao aumentar de tamanho durante a gestação, o útero irá apoiar-se sobre a veia principal que faz a ligação sanguínea entre o coração e as pernas e a zona pélvica, onde se encontram os intestinos e o canal anorretal;
  • Durante a gestação as hormonas que preparam o organismo para o parto aumentam a circulação sanguínea na zona pélvica, amolecendo e esticando os tecidos para que o colo uterino possa aumentar. Esse efeito acaba por atingir também as veias do canal anal levando à dilatação das veias hemorroidárias.

Apesar da gravidez ser propicia ao aparecimento das hemorroidas, as hemorroidas na gravidez não são uma inevitabilidade. Há muitos cuidados e tratamentos que poderá aplicar para que nesta fase tão bonita da vida da mulher não fique marcada pela dor e desconforto que as hemorroidas causam.

 

Partilhe a sua experiência através dos comentários abaixo e diga-nos quais as medidas que adotou ajudando outras futuras mamãs.

Outros Artigos Recomendados

Comentários

Ainda não existem comentários para este artigo. Seja o primeiro!

Comentar o artigo

Comentário será feito em anónimo. Inicie sessão ou registe-se.

A solução natural para a prisão de ventre e hemorróidas

natural thronenatural throne

Recomendado por médicos…
e pela Mãe Natureza

Encomende já

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo. Nem o site nem o seu conteúdo têm como objectivo substituir o aconselhamento médico profissional.
Nenhuma informação deste site deverá ser usada para diagnóstico ou tratamento médico. Aconselhe-se sempre com o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado, para diagnóstico ou tratamento de qualquer sintomatologia.
Não ignore nunca os conselhos do seu médico nem demore a consultá-lo.