natural throne
Alterar a moeda atual (€)
language flag en language flag fr language flag pt language flag es

Hemorroidas externas - Tratamentos, Causas e Sintomas

É provável que a palavra hemorroida lhe seja familiar. Já suspeitou sofrer de hemorroidas? Consultou um proctologista?

Sentiu algum tipo de embaraço em falar com alguém sobre hemorroidas externas? Gostava de saber que tipo de tratamentos e cuidados deve ter?

Depois de ler este texto vai ficar a saber tudo sobre hemorroidas externas, as causas, os sintomas, quem tem maior propensão para as ter e o mais importante… como tratar hemorroidas externas, qual a melhor pomada para hemorroidas externas e os remédios caseiros para solucionar as hemorroidas.

O que são as hemorroidas externas?

Por definição, hemorroidas são veias do canal anal que se dilatam devido a um processo de inflamação. Quando a hemorroida é externa, a dilatação é mais facilmente observada, pois a veia fica exposta fora do ânus. Estas aparecem à volta do orifício anal, estando revestidas por pele muito sensível. A ocorrência de um coágulo sanguíneo no seu interior irá provocar um «inchaço» local muito doloroso, traduzido por um nódulo duro, azulado, muito incomodativo pela inflamação que o acompanha. Só sangram no caso da sua rutura.

Quando uma hemorroida interna ou externa se rompe, dá-se uma trombose hemorroidária fazendo com que o sangue fique acumulado no ânus formando um coágulo, causando inchaço e intensa dor na região anal. A diferença entre hemorroida interna e externa é que as hemorroidas internas desenvolvem-se dentro do ânus, onde habitualmente permanecem.

Os sintomas das hemorroidas externas

hemorroidas externas sintomas

Já suspeitou que aquela sensação de incómodo que sente/sentiu no ânus fosse hemorroidas?

Aqui vamos apresentar-lhe os sintomas mais usuais das hemorroidas externas. Eis os sintomas:

  • Sangue no papel higiénico e sangramento nas fezes
  • Comichão na região anal
  • Saliência no ânus (dando a ideia que está lá um nódulo)
  • Nódulo sensível
  • Dor na zona anal (depende do tamanho da hemorroida e pode piorar quando se senta ou vai evacuar)
  • Grande dificuldade em evacuar

Saiba também que as hemorroidas externas são visíveis e percetíveis nas regiões duras e/ou escuras salientes à volta do ânus. As hemorroidas externas são também quase sempre sintomáticas, estando sempre associadas a sangramentos e a dores ao evacuar e, como tal, todo tipo de sangramentos devem ser acompanhados por um médico, nomeadamente, um proctologista.

Qual a causa das hemorroidas externas?

hemorroidas externas causas

Sendo a doença hemorroidária um distúrbio muito comum, estima-se que grande parte da população acima dos 50 anos sofra deste problema nos mais diversos graus. As causas para este distúrbio não são exatas, porém há vários fatores que levam a uma maior propensão para ter hemorroidas externas.

As principais causas de risco para sofrer de hemorroidas externas são:

  • Constante esforço para evacuar
  • Conter as evacuações, evitando defecar sempre que necessário
  • Ficar demasiado tempo sentado na sanita
  • Dieta pobre em fibras
  • Diarreia crónica
  • Obesidade: o aumento do peso corporal aumenta a pressão das pequenas veias do ânus)
  • Incorreta postura de evacuação: Vários estudos indicam a posição de cócoras como a mais correta para evacuar

Hemorroidas externas na gravidez também são um caso frequente. Com o aumento do peso corporal e da pressão exercida na região pélvica há um aumento da quantidade de sangue que circula pelo corpo da gestante que faz com que as veias da região anal dilatem e fiquem inchadas, originando as hemorroidas. Saiba qual o tratamento para as hemorroidas externas.


Como tratar hemorroidas externas?

Em caso de dúvida deverá sempre contactar um coloproctologista, médico especialista em hemorroidas. A coloproctologia é uma especialidade médica cirúrgica que estuda doenças no intestino grosso, reto e ânus. Antigamente era designado por proctologista. Todos os tratamentos para curar as hemorroidas externas, alguns deles caseiros, servem para auxiliar a conter as dores e os incómodos, mas não para erradicar o distúrbio.

O que lhe vamos apresentar são alguns métodos para tratar hemorroidas e para atenuar o seu problema. Com uma dieta equilibrada, e com alguns cuidados poderá regredir o seu distúrbio. Saiba como curar hemorroidas externas rapidamente:

Dieta para atenuar o desenvolvimento de doenças hemorroidárias

  • Beba 2l de água por dia. A água tornará as suas fezes mais macias, facilitando a sua saída diminuindo a dor quando for à casa de banho.
  • Evite comer doces. Estes, são ricos em carboidratos e vão endurecer as suas fezes. Evite pães, massas, batatas entre outros.
  • Tenha uma dieta rica em fibras: Alimentos como frutas, verduras, pão com cereais, linhaça e gérmen de trigo vão ajudá-lo a amolecer as suas fezes e a que tenha uma evacuação mais suave.

Como tratar hemorroidas externas - Tratamentos caseiros

hemorroidas externas natural

Evacue na postura de Cócoras

Fruto da evolução dos tempos e do surgimento das confortáveis sanitas na civilização ocidental, passamos a evacuar na posição sentada. O problema é que esta não é a posição natural para a evacuação intestinal humana.

Quando sentados na sanita o músculo puborretal (músculo responsável pela continência intestinal) não consegue relaxar totalmente e desta forma continua a estrangular o canal intestinal impedindo assim a livre passagem de fezes. Vários estudos científicos publicados e realizados por especialistas dão ênfase à importância da postura adotada na evacuação e a relação com a saúde intestinal.

“Os resultados do presente estudo indicam que quanto maior a flexão da anca para adotar a posição de cócoras, mais direito ou verticalizado o canal anorretal fica, e como tal, menor tensão é necessária para a evacuação intestinal. Para além disso as próprias pernas criam uma base à zona abdominal que exerce uma pressão natural nos órgãos internos facilitando a evacuação – é a conclusão do estudo intitulado “Influence of Body Position on Defecation in Humans” publicado no NCBI, National Center for Biotechnology Information.

Noutro estudo, Comparison of Straining During Defecation in Three Positions realizado pelo Dr. Sirikov, com o objetivo de determinar o nível de esforço durante a evacuação nas diferentes posturas durante a defecação. A conclusão do estudo indica que na postura sentada o esforço para a defecação é superior comparativamente à postura de cócoras e por esse motivo a postura sentada está associada a uma série de doenças intestinais, tais como as hemorróidas, a prisão de ventre, entre outras.

Não lhe sugerimos que remova as sanitas de sua casa. Bem mais fácil é adotar um dispositivo como o Natural Throne que lhe permite através da elevação das pernas a simulação perfeita da postura de cócoras continuando a beneficiar do conforto e higiene que a sua sanita lhe proporciona.

Veja o vídeo explicativo do Natural Throne

Comprar o Natural Throne

Se quiser mais informação do dispositivo poderá consultar a explicação mais detalhada dos beneficios da postura de cócoras na defecação , saber quais as perguntas frequentes relacionadas com o produto, ou proceder à sua compra clicando na imagem abaixo.

Pomadas para hemorroidas externas

Uma maneira bastante simples e eficaz de ajudar a atenuar a dor deste distúrbio é a utilização de pomadas para hemorroidas externas. Aqui vamos apresentar algumas pomadas, assim como algumas recomendações, que lhe poderão ser bastante úteis.

Provavelmente já ouviu falar de Bepantol derma, e até há uma grande probabilidade de ter esta pomada para hemorroidas no seu armário. É uma pomada hidratante que ajuda na cicatrização, pois contem vitamina 5 responsável por fortalecer a pele, estimulando a sua formação, assim como a regeneração da pele. Proctosan também poderá ser uma boa opção para ajudar o seu tratamento. Esta é uma pomada anti-inflamatória que aliviará a dor, o inchaço e o ardimento.

De forma natural e instantânea poderá criar uma pomada caseira para as hemorroidas no conforto da sua casa.

Pomada para hemorroidas de Hamamélis

Uma pomada caseira à base de cascas da planta Hamamélis Virginica atenuará a sua dor e irritação. Saiba como fazer esta pomada para hemorroidas anti-inflamatória e anti-hemorrágica.

Vai precisar de:

  • 4 colheres de sopa de cascas de Hamamélis;
  • 60 ml de parafina líquida;
  • 60 ml de glicerina.

Modo de preparação:

  • Vá buscar uma panela.
  • Adicione as cascas de hamamélis juntamente com parafina líquida.
  • Deixe ferver por 5 minutos.
  • De seguida coe a mistura que vai obter, adicione glicerina e misture bem.
  • Por fim, coloque a pomada obtida num recipiente com tampa e aplique 2 a 3 vezes por dia.

Banhos de assento para as hemorroidas

Uma outra maneira muito usual, prática e recomendável para tratar hemorroidas externas é com banhos de assentos. Banhos de assento? Nós explicamos o que precisa de saber. Os banhos de assento para as hemorroidas são uma forma muito simples e natural de atenuar a sua sensação constante de dor e incómodo. Com algumas plantas e um pouco de água a ferver poderá criar um remédio caseiro ao nível dos remédios convencionais que se vendem nas farmácias.

Banho de assento com castanha da índia:

  • Ferva 2L de água;
  • 5 Colheres de sopa de castanha da índia;
  • Pode juntar um pouco de hamamélis para tornar a receita mais eficaz, pois é anti-inflamatória e anti-hemorrágica.

Misture os ingredientes e deixe descansar por dez minutos. Quando amornar, coloque numa bacia eq retire a roupa íntima e sente-se na água durante 20 minutos. Repita este tratamento caseiro por 5 dias.

Banho de assento de hamamelis

O banho de assento de hamamélis fará milagres com o seu distúrbio pois esta planta contém propriedades anti-inflamatórias e anti-hemorrágicas.

  • Ferva 1,5l de água
  • Adicione a hamamélis
  • Deixe ferver por mais 5 minutos.
  • Coe a água e deite numa bacia.
  • Deixe amornar, sente-se e deixe a hamamélis tratar do resto.

Banho de assento com óleo cipreste

Outro banho de assento que o vai ajudar é o banho de assento com óleo cipreste:

  • Ferva 1,5l de água;
  • Deite 8 gotas de óleo de cipreste numa bacia com a água;
  • Misture bem e deixe arrefecer.
  • Sente-se na bacia e permaneça sentado durante 20 minutos.

O cipreste tem propriedades que vão atuar como calmantes, ajudando-o a controlar a dor e a retardar a hemorroida.

Estas são as principais dicas que temos para o ajudá-lo a tratar as hemorroidas externas. A partir destas indicações conseguirá atenuar o seu problema para poder viver de forma feliz e sem preocupações desnecessárias.

Outros Artigos Recomendados

Comentários

Ainda não existem comentários para este artigo. Seja o primeiro!

Comentar o artigo

Comentário será feito em anónimo. Inicie sessão ou registe-se.

A solução natural para a prisão de ventre e hemorróidas

natural thronenatural throne

Recomendado por médicos…
e pela Mãe Natureza

Encomende já

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo. Nem o site nem o seu conteúdo têm como objectivo substituir o aconselhamento médico profissional.
Nenhuma informação deste site deverá ser usada para diagnóstico ou tratamento médico. Aconselhe-se sempre com o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado, para diagnóstico ou tratamento de qualquer sintomatologia.
Não ignore nunca os conselhos do seu médico nem demore a consultá-lo.