natural throne
Alterar a moeda atual (€)
language flag en language flag fr language flag pt language flag es

Prisão de Ventre: O que Comer?

Está numa luta contra a prisão de ventre? Cerca de 63 milhões de pessoas no mundo estão na mesma situação.

Mas isto não significa que a prisão de ventre seja normal, muito pelo contrário. É um problema de saúde muito grave que não deve ser encarado de ânimo leve, porque as consequências poderão ser devastadoras.

A eliminação regular das fezes, por exemplo, uma ou duas vezes por dia, é muito importante não só para os seus intestinos mas também para a sua saúde em geral. Alimentos para a prisão de ventre estão facilmente à sua disposição. É uma questão de fazer a escolha certa na hora de os comprar.

O seu fígado é responsável pela expulsão de grandes quantidades de toxinas diretamente para os seus intestinos. Se os seus intestinos não expulsam estas toxinas ou se as paredes dos seus intestinos não têm revestimento que atue como agente selante, então temos um problema. Em ambos os casos a probabilidade da reentrada de toxinas na corrente sanguínea é extremamente alta.

Se tal acontecer, decorrerão certamente fenómenos perigosos como infeções ou diversos cancros.

Assustado? Tenha calma, se sofre de prisão de ventre e não sabe o que comer ou o que fazer, nós dizemos-lhe quais os alimentos que ajudam a defecar e que funcionam como autênticos laxantes naturais.

O que comer se sofrer de prisão de ventre

Coma gordura. Sim, gordura.

Com isto referimo-nos à gordura saudável e não à que existe, por exemplo, nos enchidos de um belo cozido à portuguesa. Estas são gorduras animais, por isso sem dúvida que estará melhor sem elas. Em contrapartida, a gordura vegetal tem muitos benefícios para os seus intestinos e pode de facto ajudar quem tenha o intestino preso. Isto porque a gordura saudável atua como lubrificante natural que facilita a digestão e a passagem das fezes.

Além disso, está comprovado que a gordura vegetal é mesmo muito saudável. De facto, os ácidos gordos de cadeia média presentes na gordura vegetal desempenham um papel fundamental no seu estado de saúde. Antes de levantar a questão do “ganhar peso”, fique descansado, porque a gordura vegetal não faz engordar nem causa doenças, mas precisamente o oposto.

Pode parecer contraditório, mas está comprovado cientificamente, por isso não percamos mais tempo a discutir factos.

Alimentos ricos em gordura vegetal, que é quase como dizer: alimentos para a prisão de ventre

As melhores fontes naturais de gordura vegetal são:

  • Coco e óleo de Coco
  • Azeitonas e azeite
  • Manteiga de amêndoa
  • Manteiga de amendoim
  • Abacates
  • Nozes e sementes

Faça uma dieta rica em Fibras

Tem de comer mais fibras”. É uma frase que quase todos nós já ouvimos e que é um cliché, mas que é verdade para quem tem ou não prisão de ventre.

Os nossos antepassados do Paleolítico consumiam em média 120g de fibra por dia. Atualmente a maioria das pessoas consome menos de 10g por dia, quando devia consumir pelo menos 25 a 35g. Isto não faz sentido nenhum, principalmente para quem tem problemas de intestinos como a prisão de ventre.

Benefícios de uma dieta rica em fibra:

1º - Regulação do trânsito intestinal

As fibras regulam o trânsito intestinal, porque aumentam o volume das fezes e tornam-nas mais moles, facilitando a passagem pelos intestinos e diminuindo por conseguinte a probabilidade de haver prisão de ventre.

2º - Ajuda a manter o intestino saudável

As fibras diminuem também o risco de desenvolver hemorróidas ou doença diverticular (pequenas bolsas no intestino).

3º - Prevenção do cancro colorretal

Existem muitos estudos médicos que demonstram que as fibras dietéticas ajudam a prevenir o cancro do cólon.

Os alimentos ricos em fibras

alimentos ricos em fibra prevenção prisão de ventre

Quais os alimentos que ajudam a evacuar? A resposta é simples: alimentos ricos em fibras. Saiba quais os principais:

  • Produtos integrais
  • Frutos. Não tenha dúvidas, frutos e fibras são quase sinónimos.
  • Vegetais
  • Feijões, ervilhas e outras leguminosas
  • Nozes e sementes

No entanto, e uma vez que muitos de nós não fazemos uma dieta rica em fibras, poderá optar por tomar suplementos de fibras. Há uma grande variedade de alternativas no mercado desde sementes de linhaça a cascas orgânicas de Psyllium que são bastante utilizadas em todo o mundo como um suplemento de fibras super eficaz.


Consuma mais magnésio

Este mineral não só é excelente para os intestinos, como para todo o seu corpo, porque os órgãos internos e externos precisam de magnésio.

alimentos que soltam o intestino fibras psyllium

A maior parte das pessoas tem falta de magnésio no corpo, e o açúcar, a cafeína, o stress e o excesso de tóxicos reduzem ainda mais o pouco magnésio existente.

Coma alimentos ricos em magnésio como verduras, feijões e nozes. Se necessário, pense em tomar suplementos de magnésio – 200mg a 1000mg de citrato de magnésio por dia será suficiente para ajudar um intestino preguiçoso. No caso de consumo excessivo poderá ter fezes moles. Não fique preocupado se tal acontecer, basta reduzir a dose diária até que o “problema” desapareça.

Não se esqueça da Vitamina C

Agora que já conhece o nosso amigo Magnésio, deixe que lhe introduza outro facilitador do trânsito intestinal, a Vitamina C. É recomendado tomar 1000mg por dia, juntamente com o magnésio. Além de ajudar na luta contra a prisão de ventre, foi provado que esta vitamina tem propriedades antioxidantes, por isso faça a sim mesmo o favor de tomar vitamina C.

Mas se está a pensar em tomar esta quantidade de vitamina C apenas comendo laranjas, pense melhor, porque precisaria de comer pelo menos 18 laranjas por dia para obter menos de 1000mg desta preciosa vitamina. Mais uma vez, recorra a suplementos se sofrer de obstipação crónica.

Alimentos que ajudam a evacuar por serem ricos em vitamina C

Coloridos, saborosos e ótimos para a sua saúde, eis alguns alimentos para a obstipação:

Kiwis, bróculos, morangos, limões, laranjas, pimentos, goiabas, abacaxi, couves, couve flor, couve de bruxelas, papaias, mangas, melão, espinafres, rúcula, repolho, agrião, espargos, entre outros. Agora já sabe o que comer se sofre de prisão de ventre, passemos à segunda fase.

Se acha este artigo interessante poderá guardá-lo carregando no botão:
Download

O que não deve comer se sofre de obstipação

Pare de comer alimentos amigos da prisão de ventre

Não interprete mal, mas muitas pessoas que sofrem de prisão de ventre não merecem menos do que isso. Pode parecer duro, mas o facto é que muitas dessas pessoas negligenciam a sua alimentação. Acontece normalmente porque estão mal informadas, mas também é verdade que há pessoas que comem o que lhes apetece e ainda esperam milagres dos comprimidos ou suplementos que tomam.

Não pode ser assim. Se tem prisão de ventre deve comprometer-se com hábitos de alimentação mais saudáveis.

Alimentos proibidos para quem tem prisão de ventre

Quer tenha ou não prisão de ventre, inchaço ou outro problema intestinal, há 3 tipos de alimentos que deverá eliminar da sua dieta, ou pelo menos evitar a todo o custo:

1º Lacticínios

prisao de ventre alimentos a evitar

Leite, queijo, iogurtes e todos os lacticínios são extremamente perigosos. Esqueça o que ouviu ou aprendeu sobre o leite e os seus supostos benefícios. Não nos iludamos, o leite e os seus derivados são prejudiciais à saúde e, para quem sofre de prisão de ventre e/ou inchaço não são de todo alimentos bons para os intestinos.

Além disso, o Dr. T. Colin Campbell concluiu nos seus estudos que a caseína (a proteína do leite) é a “ maior causadora de cancro alguma vez descoberta”.

Posto isto, os lacticínios deveriam ser evitados a todo o custo, e até mesmo por pessoas que não sofrem de nenhuma doença intestinal.

2º Açúcar

prisão de ventre o que evitar comer

Aqui está outro ingrediente amigo da prisão de ventre. Considerar esta substância “comida” ou “nutriente” é mesmo caso para rir, porque o açúcar é extremamente perigoso para os seus intestinos e para a sua saúde em geral.

Esta substância tem vários nomes: xarope de ácer, açúcar amarelo, mel, frutose, xarope de milho, cana-de-açúcar, sacarose, maltose, maltodextrina, dextrose, dextrano, lactose, etc. Por isso é importante que tenha noção que todos estes afetam o seu corpo.

Também assume diferentes formas: refrigerantes, doces, geleia, bolachas, cereais, massa, entre outros, por isso preste atenção aos rótulos dos produtos.

3º Glúten

gluten obstipação alimentos a evitar

O Glúten também é prejudicial para quem tem o intestino preso, porque seca e torna as fezes duras, tornando difícil a sua eliminação, causando assim a obstipação intestinal. Ainda assim, se não sofrer de prisão de ventre, não tenha dúvidas, o glúten é nocivo. Porquê? Explicamos já de seguida.

Uma das várias funções do intestino é a absorção de nutrientes. Para tal, o intestino tem paredes que são permeáveis a moléculas extremamente pequenas. Uma das principais funções das células que revestem as paredes do intestino é regular a sua permeabilidade para que apenas entrem no seu corpo as moléculas que interessam.

O glúten força as células intestinais a produzir uma proteína chamada zonulin que rompe o revestimento da parede intestinal, sabotando a sua permeabilidade com agentes perigosos como micróbios, toxinas e resíduos fecais. Estes agentes escapam eventualmente dos seus intestinos e começam uma viagem perigosa pelo seu corpo através da corrente sanguínea.

Este acontecimento é o que os médicos chamam de “intestino permeável”. Acredite, NÃO VAI querer que isso lhe aconteça. Se houvesse umas “Olimpíadas das comidas a evitar”, os lacticínios, o açúcar e o glúten estariam a partilhar o primeiro lugar no pódio.

Beba BOA água

Sabe o que é que o corpo humano e o planeta têm em comum? São ambos compostos por 71% de água. Isto significa que a água é essencial para a vida. Ponto final.

Se “essencial para a vida” não é um argumento forte o suficiente como deveria ser, então vamos falar dos seus intestinos. Os intestinos precisam de água para funcionar devidamente, pois a hidratação é fundamental para uma evacuação correta.

Se não bebe água suficiente não está a ajudar os seus intestinos a lidar com a prisão de ventre, porque fezes duras e secas são mais difíceis de mover-se. A água tem dupla função no intestino: aumenta o volume das fezes e “lubrifica” os seus intestinos até ao momento de excreção dos resíduos fecais através do reto.

Toda a gente deveria beber pelo menos 6 a 8 copos de água todos os dias e sem exceções! Vá mais além e escolha uma boa água, isto é, uma água com PH alcalino, pois os cancros não se desenvolvem em ambientes alcalinos.

Estamos quase a chegar ao fim, mas é importante que saiba que no que diz respeito à obstipação não basta saber o que comer. Saber o que fazer e como fazê-lo também é muito importante.

Adiante!

Cuidado com as sanitas

Da próxima vez que ouvir algo parecido com “as sanitas são o seu pior inimigo”, preste atenção porque é verdade.

De facto, as sanitas são perigosas para a saúde intestinal quer tenha ou não problemas de intestinos presos.

Porque é que as sanitas são prejudiciais?

evacuar de cocoras saudavel posicao correcta de evacuar

A resposta é simples e fácil de entender. Os humanos não foram concebidos para evacuar sentados, mas de cócoras. Fizemo-lo assim durante milhares de anos, mas com as sanitas modernas começámos a fazê-lo na posição sentada.

O problema é que a posição sentada não permite uma evacuação completa e sem esforço, porque o músculo responsável pela continência intestinal (músculo puborretal) não relaxa totalmente, estrangulando o reto e, consequentemente, dificultando a passagem das fezes.

Pelo contrário, a posição de cócoras permite que este músculo relaxe totalmente, permitindo uma evacuação completa e sem esforço.

Natural Throne como evacuar como defecar

É preciso começar a escavar um buraco no chão?

Não tem de voltar à Pré-História. O que tem a fazer é o seguinte: quando for à casa de banho coloque os pés num banquinho ou, na pior das hipóteses, num aglomerado de livros, e o seu corpo adotará, ainda que sentado na sua sanita, a posição de cócoras.

No entanto, um banquinho como o Natural Throne será provavelmente uma solução mais prática e higiénica. Para mais informações pode ler o artigo sobre como evacuar usufruindo do conforto da sua sanita.

Veja o vídeo explicativo do Natural Throne :

Mexa-se. O Exercício ajuda a combater a prisão de ventre.

Se pensa que o exercício físico é bom apenas para tonificar os músculos e fazer com que se sinta sexy na praia, está redondamente enganado, porque também é essencial para regular a evacuação intestinal e prevenir a prisão de ventre.

Existem bastantes estudos que comprovam que um dos fatores de risco mais evidentes da prisão de ventre é a falta de exercício físico.

Como é que o exercício físico ajuda a prevenir a prisão de ventre?

Fazer exercício reduz o tempo que é necessário para a comida passar pelo intestino grosso.

Exercício aeróbico como corridas, caminhadas, natação ou dança é excelente para acelerar a respiração e o batimento cardíaco. Ajuda a simular os movimentos peristálticos dos músculos intestinais que, quando contraem eficazmente, eliminam mais rapidamente as fezes.

Ainda aqui está? Não deveria já estar a fazer exercício? Se percebeu o que tem de fazer, não arranje mais desculpas e comece a atividade física hoje!

Seja persistente

Agora já sabe o que comer para a prisão de ventre, só lhe falta ser persistente. Veja de uma perspetiva geral, não se preocupe apenas com o seu problema de obstipação ou inchaço, mas com a sua vida. Preocupe-se em viver mais tempo, mais feliz, mais saudável e com mais energia. Tem de comprometer-se e ser persistente e sincero consigo mesmo.

Por isso, não siga estas dicas apenas por uns dias ou semanas. Agarre-se a elas por muito tempo ou até para sempre e verá que a obstipação melhora ou desaparece e que a sua vida mudará drasticamente para melhor.

Tenha consciência de que a sua longevidade e saúde dependem essencialmente das escolhas que faz. É preciso coragem e algum esforço, mas se está realmente interessado na sua saúde, fá-lo-á com todo o gosto.

Comece HOJE...

Outros Artigos Recomendados

Comentários

Laicee

I am totally wowed and prrepead to take the next step now.

Anónimo

Obrigada, excelente artigo boa informação.

Comentar o artigo

Comentário será feito em anónimo. Inicie sessão ou registe-se.

A solução natural para a prisão de ventre e hemorróidas

natural thronenatural throne

Recomendado por médicos…
e pela Mãe Natureza

Encomende já

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo. Nem o site nem o seu conteúdo têm como objectivo substituir o aconselhamento médico profissional.
Nenhuma informação deste site deverá ser usada para diagnóstico ou tratamento médico. Aconselhe-se sempre com o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado, para diagnóstico ou tratamento de qualquer sintomatologia.
Não ignore nunca os conselhos do seu médico nem demore a consultá-lo.