natural throne
Alterar a moeda atual (€)
language flag en language flag fr language flag pt language flag es

Sangue nas fezes: Saiba o que pode ser e quais os sintomas

É normal ter sangue vivo nas fezes e no papel higiénico? Não!

Existem várias causas para ter as fezes com sangue? Existem!

Existem formas de prevenção e tratamentos para o sangue nas fezes? Sim e nós explicamos quais são.

Se recentemente viu sangue no papel higiénico e se está a perguntar o que pode ser, este é o artigo certo para si. O sangue nas fezes pode não ser sinónimo de uma doença, mas é certamente uma indicação de que algo no seu sistema digestivo não está bem. 

O aparecimento de sangue vivo no papel higiénico pode ser dividido em 2 tipos, de acordo com a sua origem:

  • Hemorragia digestiva alta: sangramento que ocorre no trato gastrointestinal superior, ou seja, duodeno, estômago ou esôfago.
  • Hemorragia digestiva baixa: sangramento que ocorre no trato gastrointestinal inferior, isto é, intestino delgado, intestino grosso, reto ou ânus.

A presença de sangue nas fezes também pode também ser classificada pelas suas características.

Fezes com Sangue: Diferença entre Hematoquezia e Melena 

A hematoquezia é o termo médico para designar o sangue nas fezes. Refere-se à passagem de sangue vivo misturado com fezes através do reto em qualquer parte do trato gastrointestinal inferior (hemorragia digestiva baixa).

Pequenas quantidades de fezes com sangue (hematoquezia), ou sangramentos detectados somente após a limpeza do ânus com papel higiênico são as formas de sangramento retal mais comuns. Em 90% dos casos, a etiologia é benigna.

Melena, é o nome dado ao sangue escuro nas fezes habitualmente pastosas e com um odor muito forte, que surgem nos sangramentos digestivos altos, geralmente do estômago ou duodeno. Essa aparência da melena ocorre porque o sangue é digerido pelo trato gastrointestinal antes de ser eliminado nas fezes.

O sangramento no trato gastrointestinal (quer inferior, quer superior) pode apresentar-se das mais diversas formas, entre elas:

  1. Sangue oculto nas fezes (apenas detetado com a realização de um exame às fezes).

  2. Sangue vivo nas fezes e no papel higiénico.

  3. Pequenas quantidades de sangue junto das fezes.

  4. Fezes com sangue e muco.

  5. Fezes pastosas, negras e com odor muito forte.

As causas do sangue nas fezes 

Independentemente de toda a informação que encontrará neste artigo, se tiver sangue nas fezes será sempre imperativo consultar um coloproctologista, médico especialista responsável pelo aparecimento de doenças ligadas ao intestino delgado, intestino grosso (cólon), reto e ânus, para poder obter um diagnóstico específico para a sua situação.

“Nada existe sem uma causa” disse sabiamente Voltaire.

Eis as causas para o sangue vermelho nas fezes:

Fissuras Anais

sangue nas fezes o que pode ser

As fissuras anais são comuns, e por vezes, podem ser tratadas naturalmente.

Elas subdividem-se em dois tipos:

  • Fissura anal aguda: quando tende a ser superficial e com menor tempo de evolução.
  • Fissura anal crónica: quando tem maior tempo de evolução.

A diarreia, as fezes duras e secas e a obstipação são algumas das causas que provocam fissuras.

Se sofre de obstipação deverá considerar as seguintes recomendações alimentares:

  • Consuma um mínimo de 5 porções de frutas ou legumes por dia
  • Elimine ou diminua drasticamente o consumo de alimentos que causam prisão de ventre - produtos lácteos, açúcar e glúten
  • Beba pelo menos 1,5l de água por dia
  • Opte por alimentos biológicos
  • Consuma alimentos ricos em gordurais vegetais saudáveis (azeite, amêndoas, abacate, óleo de coco, etc.)
  • Os alimentos ricos em magnésio, ou uma suplementação deste mineral poderão ajudar igualmente o seu trânsito intestinal.

Algumas pessoas recorrem a laxantes para solucionar a prisão de ventre com o objetivo de amolecer as fezes, no entanto os laxantes químicos não são, de todo, a solução ideal.

Em primeiro lugar porque são soluções de curto prazo e em segundo lugar porque intoxicam o seu organismo com químicos nocivos para a sua saúde.

As cascas de Psílio são um substituto natural aos laxantes convencionais, com a vantagem de que, para além do seu efeito laxante natural, têm uma diversidade de benefícios para o organismo e contrariamente aos laxantes químicos, são desprovidas de agentes nocivos para a sua saúde. Podem ser tomadas em pó ou, preferencialmente, no seu estado original em cascas e com certificado de produto orgânico.

As cascas de psílio são excelentes para limpar o intestino de toxinas e resíduos que estão a mais no nosso intestino, ajudam a emagrecer, ajudam a baixar o colesterol, entre outros benefícios que poderá consultar neste artigo.

Segundo o Dr. Yong-Tae Lee, médico especialista em reabilitação no Spaulding Rehabilitation Hospital, na cidade de Charlestown, há outro método natural infalível para o tratamento natural das fissuras retais, os banhos de assento.

Coloque o ânus na banheira  em água morna durante 5 a 10 minutos e relaxe. Depois de feito o banho deve aplicar vaselina em torno e à entrada do ânus. Repita este procedimento durante uma semana e os resultados aparecerão.

Caso contrário, deve prontamente aconselhar-se junto de um médico especialista pois a sua situação necessitará de um tratamento mais específico.

Hemorroidas 

fezes com sangue hemorroidas

Segundo o Dr. João Ricardo, médico brasileiro especialista em coloproctologia, as fezes com sangue podem indicar a presença de hemorroidas e estima que 50% das pessoas com mais de 50 anos já tenham sofrido de hemorroidas.

As hemorroidas são também muito comuns em pessoas com prisão de ventre e surgem devido à dilatação das veias provocadas pela força necessária para evacuar, originando o aparecimento de sangue nas fezes.

As hemorroidas podem ser internas ou externas, dependendo do local da sua formação. Normalmente as hemorroidas externas não sangram ao contrário das internas. porém, se pretender uma informação mais detalhada poderá ler estes dos artigos completos sobre Como Tratar Hemorroidas as suas Causas e Sintomas e Como Tratar Hemorroidas Naturalmente.

Para além da alimentação, do seu estilo de vida e idade, existe um fator que a maioria das pessoas desconhece e que está intimamente ligado ao aparecimento de hemorroidas, a posição que adotamos durante a evacuação intestinal. Abaixo alguns dados científicos sobre este problema.


A incorreta postura de evacuação e as hemorroidas 

Segundo um estudo científico publicado por vários especialistas, designado por “Influence of body position on defectation in Humans”, os humanos devem evacuar na posição de cócoras e não sentados.

Segundo este estudo, ao evacuar sentado está a potenciar o surgimento de várias doenças, como a prisão de ventre, hemorroidas, cancro do cólon, entre outras que estão muitas das vezes implicadas no aparecimento de fezes com sangue.

Os estudos demonstram que as sanitas são prejudiciais, não só para aqueles que sofrem de problemas intestinais, mas para a população em geral.

Se recorrentemente lhe aparece sangue vivo nas fezes e no papel higiénico, então provavelmente poderá sofrer de hemorroidas, e uma das razões dever-se-á ao esforço que faz durante a evacuação pelo facto de a fazer na posição sentada.

Existe no entanto um dispositivo que lhe permitirá corrigir essa postura. Para um melhor entendimento poderá consultar este artigo ou ver o vídeo explicativo abaixo.

Poderá ainda consultar as perguntas mais frequentes relacionadas com este dispositivo e as suas respostas.

Se está familiarizado com o que foi dito e acha que a presença de sangue nas fezes está a ser motivada por hemorroidas, prisão de ventre e demasiado esforço durante a evacuação não hesite em adotar este dispositivo acima indicado e, claro, em aconselhar-se junto de um médico.

Cancro colorretal 

cancro do colon

O cancro colorretal é a razão mais perigosa para o aparecimento de sangue nas fezes e afeta os órgãos excretores, bem como os tecidos que os rodeiam. Esta condição é menos usual, mas em contrapartida é a mais preocupante.

Se pretende uma informação mais completa sobre o cancro do cólon, deverá ler este artigo sobre os sintomas do cancro dos intestinos e para saber como evitá-lo visite este artigo.

Colite 

Outra doença que origina a presença de sangue nas fezes é a colite ulcerosa. Esta é uma doença inflamatória crónica do intestino grosso. Se for o seu caso, recomendamos-lhe que visite este site para uma informação mais detalhada sobre a colite. 

Doença de Crohn

A doença de Crohn é um processo inflamatório crónico que envolve principalmente o espaço intestinal. Para além da diarreia constante e da súbita perda de peso, as fezes com sangue são um dos principais sintomas da doença.

Se o sangue nas fezes for uma constante e durar mais de 4/5 dias deverá consultar um coloproctologista. Se suspeita que poderá sofrer desta doença, então sugerimos que pesquise este artigo da Harvard Medical School.

As fezes são o resultado final de um longo processo digestivo e como tal a cor das fezes diz muito sobre a sua saúde intestinal. Grandes quantidades de sangue podem estar na origem de fezes escuras, e como tal, podem ser um sinal de sangramento na parte inicial do sistema digestivo, provocado, por exemplo, por úlceras gástricas ou hemorragias digestivas.

Contudo, as fezes escuras, também podem surgir em outras situações mais comuns e menos preocupantes. Se tiver uma dieta alimentar muito rica em ferro e optar pelo uso de muitos suplementos, as fezes escuras poderão aparecer.

Sangue nas fezes do bebe

A causa mais comum e menos grave da cor das fezes vermelhas do bebe pode muitas vezes ser explicada com o consumo de tipos de frutas e vegetais de coloração avermelhada, como o tomate e a beterraba. O corante que concerne a coloração vermelha destes alimentos poderá originar fezes avermelhadas confundindo os pais, que inicialmente poderão erradamente depreender que as fezes contêm sangue.

Normalmente, encontrar sangue nas fezes do bebe não é uma situação grave, mas no caso de o bebe estar com diarreia com sangue, ou febre alta deve-se imediatamente consultar um especialista, pois pode estar perante uma situação mais grave e será necessário fazer uma análise ao sangue nas fezes.

A implementação das recomendações acima deverá ajudar a prevenir o aparecimento de sangue nas fezes se realmente a razão estiver relacionada com doenças menos graves tais como a prisão de ventre, hemorroidas, fissuras anais, ou mesmo relacionada com uma postura incorreta de evacuação. No entanto deverá estar atento aos sintomas e consultar um médico se suspeitar que a presença de sangue nas fezes poderá estar associada a outras doenças mais graves, nomeadamente o cancro do cólon.

A prevenção é sempre o melhor caminho. Adote um estilo de vida saudável e esteja atento aos sinais que o seu corpo lhe dá. 

Outros Artigos Recomendados

Comentários

Ainda não existem comentários para este artigo. Seja o primeiro!

Comentar o artigo

Comentário será feito em anónimo. Inicie sessão ou registe-se.

A solução natural para a prisão de ventre e hemorróidas

natural thronenatural throne

Recomendado por médicos…
e pela Mãe Natureza

Encomende já

Este site e o seu conteúdo têm um fim exclusivamente informativo. Nem o site nem o seu conteúdo têm como objectivo substituir o aconselhamento médico profissional.
Nenhuma informação deste site deverá ser usada para diagnóstico ou tratamento médico. Aconselhe-se sempre com o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado, para diagnóstico ou tratamento de qualquer sintomatologia.
Não ignore nunca os conselhos do seu médico nem demore a consultá-lo.